topbella

15 de dez de 2009

Ops falei demais!


O que guarda a boca e a língua

guarda a sua alma das angústias..."


Provérbios 21:23







Ops falei demais!


Quem já não teve consigo mesmo este pensamento? Ora sejamos sinceras... O grande problema não é falar muito e sim falar demais... Pode parecer ter o mesmo sentido... Mas não tem! Existem pessoas que são extrovertidas e muito comunicativas, essas são as que falam muito, porém existem pessoas que falam demais, aquelas que falam o segredo dos outros, uma conversa alheia, fala na hora errada quando não é o momento propício de falar e por aí vai... Enfim falam o que não deviam e nem precisava falar.

Ás vezes nutrimos dentro de nós aquele pensamento: "Eu tenho que mudar, daqui por diante vou entrar muda e sair calada!" ou "Vou mudar o meu jeito", quando na verdade é preciso primeiramente fazer uma auto-análise e ver se você tem falado muito ou demais...

Não vejo problema algum a pessoa ser comunicativa, o grande problema está quando a pessoa não se domina e junto com sua língua afiada existe essa falta de domínio porque tudo que ela ouve ela quer falar para os outros, aí é realmente necessário uma mudança Urgente!



Toda ação consequentemente trará uma reação! E como eu estava meditando nessa passagem da Bíblia (Pv 21:23) quando controlamos nossa língua estamos nos livrando de muitos problemas. Quando se fala o que não é para ser dito a pessoa está atraindo problemas para si e as vezes até para quem nos ouve...


Que poder imenso possui a nossa língua, hein? “Com ela bendizemos o Senhor e com ela amaldiçoamos o homem, da mesma boca procedem bênção e maldição.


Escolha o que falar... Algumas dicas:


- Falar só o que deve, no tempo certo, o que é necessário, como fonte de vida. Falar demais gera destruição


- Boca que fala a verdade. Boca mentirosa sempre sofrerá,perecerá


- Pensar antes de falar, seja paciente. Minha palavra tem poder sobre a vida e sobre a morte, o poder de irritar ou acalmar (o efeito de como eu estou)


- Andar com pessoas sábias, fala-se somente coisas sábias. Mas se andar com o tolo, com o ímpio, com o insensato , com o zombador, com o homem sem caráter, só aprenderá a falar tolices, coisas sem conhecimento , mentiras, destruição


Lembro que li, sobre um garoto que facilmente se irava, então sua mãe para lhe ajudar, lhe deu um martelo e muitos pregos, e pediu que quando estivesse irado fosse ao quintal e pregasse um prego na cerca de madeira... Muito tempo se passou e finalmente sua mãe percebeu que ele não ia mais ao quintal pregar os pregos... ao conversar com o garoto, o mesmo lhe disse com muita alegria que havia conseguido controlar sua ira e por isto já não ia mais até a cerca, porém sua mãe lhe disse que havia ainda uma coisa que ele precisava aprender, e lhe pediu que fosse até o quintal e retirasse cada um daqueles muitos pregos... olhando a cerca ela lhe disse: "Você está vendo? - Os pregos se foram, mas as marcas ficaram!" - É preciso pensar nas conseqüências daquilo que fazemos.


"Você dificilmente se envolverá em um problema por ouvir,

e na maioria dos casos poderá até aprender mais com o que os outros dizem

 do que com suas próprias palavras."


Na fé .

Um comentário:

Andressa Antunes disse...

Isso é algo muito importante, é uma qualidade da mulher virtuosa controlar suas palavras.
aah...to estou aguardando as dicas!!Beijinhos e...fica na fé!!
*___*

About Me

Minha foto
Uma simples serva do Altíssimo, disposta a lhe ajudar e orientar de acordo com os preceitos bíblicos.