topbella

13 de jul de 2010

Mentira "branca"


Vivemos num tempo onde dizem que "as coisas não são tão ruins quanto parecem!"

Consideram o pecado uma questão cultural, que depende do tempo e do ponto de vista!
Pra justificar atitudes erradas, consideram a Bíblia como um livro relativo em suas verdades.
"O amor purifica tudo o que é errado", dizem.
"Se minha finalidade é boa, posso usar de meios necessários e nem sempre lícitos para alcançá-la!", afirmam.
Uma dessas atitudes que viraram moda, até mesmo no meio evangélico, é a chamada Mentira "branca"...


Mas o que seria isso?
A Mentira "branca" seria uma coisa ou um detalhe que não aconteceu, contada de uma forma que não esteja prejudicando a ninguém, ou com a intenção de resolver um problema. Apenas foi dita "na melhor das intenções"...
"Diz que eu não estou!"( Alguns dizem ao tocar o telefone...)
"Eu perdi o troco!" (Quando na verdade usaram o dinheiro para outros fins...)
"Estou atrasado porque o trânsito está ruim!"
"Estou passando mal, por isso não posso ficar para arrumar a Igreja!"
Etc, etc e etc...


A mentira "branca" serve para preservar a privacidade, os vínculos afetivos, evitar constrangimentos, não ferir sentimentos, fugir de um castigo, ou até escapar de uma situação embaraçosa, dizem!
Sinto informar que a Mentira "branca", assim como as mentiras mais graves, são filhas do mesmo pai; a saber, o diabo!


"...Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44b)
De tanto falar mentirinhas ou mentiras "brancas", chega uma hora que nem mesmo a pessoa sabe se as coisas que conta aconteceram na realidade ou não. E acostuma-se com isso!
Mentir é distanciar-se da sua verdadeira história. E isso pode virar até uma doença!
Mentir é manipular o entendimento do outro!
O que fazer se a filha do diabo (mentira "branca") anda passeando por minha boca?
"... deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25b)
Sei que não é fácil mudar um comportamento, mas peço que começe a pensar sobre isso!


Os "pequenos" erros corrompem nosso caráter e preparam nossas emoções para aceitar e praticar erros ainda maiores.

Nenhum comentário:

About Me

Minha foto
Uma simples serva do Altíssimo, disposta a lhe ajudar e orientar de acordo com os preceitos bíblicos.