topbella

Dúvidas Sobre Jejum



O jejum é o ato de negarmos as vontades da carne e da alma, nos desprendendo de determinadas coisas que gostamos/amamos por um certo tempo para nos concentrarmos exclusivamente á Deus, meditando em Sua Palavra, orando, etc...

O jejum é feito quando queremos demonstrar a Deus com tal atitude, nossa necessidade nEle, que precisamos da Sua ajuda (Esdras 8:21), e reconhecendo isso nos aproximamos dEle!

O jejum também nos ajuda a manter longe certas castas de demônios que se recusam a nos obedecer (Mateus. 17:21 e Marcos- 9:29).

"Mas há castas de demônios que só saem com jejum e oração."
O sacrifício chama a atenção de Deus, e jejum é sacrifício!
A pessoa que jejua deve ser discreta e sincera. O período de jejum deve sempre ser acompanhado de orações e santificação.

O jejum é sempre secreto: Mateus 6:18.
"Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente"

Na Bíblia, o jejum tem os seguintes objetivos:

1) Honrar a Deus: Isaías 58:3-7, Mateus 6:18
2) Humilhar-se perante os juízos divinos: Salmo 35:13, 2 Samuel 12:16, Neemias 9:1-3, Joell 2:12
3) Como período de preparação para as batalhas espirituais: Mateus 4:1-3, 17:21.


CARACTERÍSTICAS DO JEJUM :
1) Quebrantamento: Salmo 69:10, Neemias 9:1
2) Reservado e secreto: Mateus 6:18
3) Com um (ou mais) dos 3 objetivos: honrar a Deus, humilhar-se e preparar-se
4) Sempre acompanhado de orações: Salmo 35:13, Atos 13:3


QUAL O PERÍODO DO JEJUM ?
Indeterminado, podendo ser por um pequeno período. O que importa não é sua extensão, mas suas características bíblicas. Exemplo: Daniel 9:3-19.
Indica-se que o jejum tenha no máximo uma duração de 12 horas consecutivas, duas ou tres vezes por semana. A oração tmb deverá ser mais em espirito, isto é, fazer parte da vida diaria.


PORQUE O JEJUM É SECRETO ?
Para evitar qualquer orgulho e hipocrisia. O fariseu deu mau exemplo, ao declara em público seu jejum: Lucas 18:9-14. Lembre-se, humildade é um grande princípio Cristão, que nós devemos seguir.


PODE-SE BEBER DURANTE O JEJUM ?
É necessário, para evitar desidratação. A maioria dos jejuns bíblicos era somente de alimento. O jejum de Jesus no deserto foi somente de alimento: Mateus 4:2 (“teve fome”, não se menciona a sede).


O JEJUM É SÓ DE ALIMENTO ?
Recomenda-se abster-se de televisão, relações conjugais e outras distrações. É preferível um pequeno período de jejum completo do que um grande período cheio de “atividades”, sem alimentação, pois o grande objetivo é encontrar-se com Deus! Como pode ter seu encontro com Ele cuidando do seus afazeres? Isso só vai debilitar o seu organismo.


TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM ?
Sim, todo Cristão deve passar por essa experiência magnífica de restauração espiritual, e de humilhação perante Deus.
Porém se você não tem condições físicas para isto, faça um jejum de menor duração, ou somente das distrações e lazeres que agradam a sua carne, como por exemplo televisão, internet etc.

Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. Observe que Jesus não jejuava sempre: Mateus 9:14-15, Lucas 5:33-35.

About Me

Minha foto
Uma simples serva do Altíssimo, disposta a lhe ajudar e orientar de acordo com os preceitos bíblicos.